Monday, October 19, 2009

Salinha de Artes

     Nos dias em que setembro trouxe a primavera para Quissamã, iniciamos uma Exposiçãozinha de Arte de nossa pequenina Sala de Arte do Sobradinho em Quissamã RJ, acanhada e básica, mas corajosa.

     Mesmo tendo pouco a mostrar, esse pouco expressava os esforços do Professor Kennedy em ensinar e a dedicação de alguns alunos em aprender as técnicas de Aerografia, Pintura em Tela e em Escultura de Gesso, Desenho em papel com carvão e lápis. Apresentei três desenhos em preto e branco a lápis e carvão que produzi na última semana que morei em Quissamã.    Havia pinturas em pano, pequenas toalhas que as senhoras da Terceira idade produziram e essa linda coleção estava sobre uma mesa para a visitação pública.
     Vou sentir falta daquela turma. Bom professor, bons colegas, bom café expresso da Dona Andréia e Dona Vera.    Rubens, o mais dedicado de todos os alunos, levou as pinturas dele. Eu podia ver em seus olhos o quanto ele estava orgulhoso de apresentar seu trabalho.

     As obras ficaram expostas por uma semana no salão principal do Sobradinho. Quero expressar meus agradecimentos ao Kennedy e devo admitir que embora tenha passado poucos meses lá, pude ver o trabalho social sério que a Prefeitura de Quissamã está fazendo com a comunidade, usando o Sobradinho como base para congregar jovens, meninos e meninas, mantendo-os fora da marginalidade através de aulas de música, pintura, lazer e noções de dança e teatro. Por toda a minha vida me lembrarei daquela salinha de aula. Tão simples, tão pequena, mas, cheia de sonhos, conhecimentos e viagens, muitas viagens coloridas, como o Professor Kennedy costumava dizer.
     Um desses dias, apesar dos 1.700 km que separam Brasília de Quissamã, darei asas à minha imaginação e deixarei minha mente voar para lá e visitarei meus amigos no Sobradinho e, quem sabe, desenharei algumas caras felizes com aqueles lápis e tintas, pedirei um expresso e pastel gigante, vou rir muito com eles e é claro, depois da aula e do trabalho duro, limpar a sala, guardar os pincéis e todas as coisas em seus lugares e, já cansado, ir para aquele bar da esquina, rezando para ter sorte que eles ainda tenham um pouco de chopp que sempre acaba e ligar para meus amigos e dizer: já estou aqui esperando vocês, “me ajudem com esse problemão e por favor não demorem.”

No comments: