Friday, August 13, 2010

PRIMEIRO RALI NÁUTICO DE BRASÍLIA

     Ao som de Twist and Shout, dos Beatles,  rompendo dos autofalantes da poderosa lancha Bolgue às 16h55min do dia 31 de julho de 2010, atracamos no deck da AABB, retornando à base, após excepcional desempenho da tripulação do Comandante Alcides Bolgue no 1º Rali Náutico de Brasília iniciado às 14h32min, zarpando do Iate Clube de Brasília.    
José Nogueira Neto, o Vice-presidente de Náutica da AABB, brilhou no timão, assessorado pelos      Navegadores André Luiz, eu, é claro, Aloísio Ferreira, Luiz Prado, Alexandro, um argentino perdoado e adotado pelos marujos e João Pereira Júnior.
     O 1º Rali Náutico de Brasília foi promovido pela Federação Náutica de Brasília (FNB), com a participação dos cinco clubes federados e com apoio da Associação Brasileira de Iatismo.
     Das vinte embarcações inscritas dezessete participaram do Rali que foi fundado em navegação de precisão e regularidade com utilização de GPS e outros instrumentos de navegação para cumprir os 47 waypoints estabelecidos pela organização.
     Na véspera, mais exatamente do dia 28, os participantes se reuniram no Espaço Brookfield em Águas Claras para receberem instruções e regulamentos além se noções sobre as planilhas com as coordenadas a serem lançadas no GPS com base no sistema UTM.
     A jornada foi observada por 14 fiscais ao longo do percurso a partir do Iate Clube tomando a direção nordeste depois leste, sudeste indo até a Ponte das Garças e retornando pelos diversos waypoints ao ponto de partida. A previsão de tempo para percorrer os 40 km era de 120 minutos com variáveis de valores velocidade/tempo em cada segmento, ou seja, cada um dos 47 setores previa tempo e velocidade diferentes estabelecidos conforme a planilha e cálculos obtidos por impostação das longitudes e latitudes no GPS.
     O Comandante Bolgue, grumetes, deckhands e contramestres vibraram com a proclamação do vencedor já em solo Aabbeano e comemoraram com muita cerveja a conquista obtida com humildade e competência.
     A primeira página da história dos Ralis Náuticos de Brasília está escrita e as personagens eternizadas através vitória da Bolgue nas águas do Paranoá.

No comments: