Sunday, April 17, 2011

JURUBATIBA


A caminho do Cactus' Garden (Entre o Mar e a Lagoa)

Restinga de Jurubatiba – Quissamã RJ

  Minhas melhores lembranças do Rio de Janeiro estão localizadas a 50 km de Macaé RJ e 55 km de Campos dos Goytacazes RJ ou seja, lat.-22.214536º lon.-41.495933º.                  
Quissamã é uma pequena cidade repleta de história. Sua expressão como localidade habitada por colonizadores europeus data do século XVII. Mas só se consolidou a partir de uma das primeiras guerras bacteriológicas das Américas.


Entrada do Atlântico para o Canal das Flechas em Barra do Furado
Embarcações repletas de roupas infectadas com o vírus da varíola foram rebocadas da Europa e essas roupas foram deixadas ao longo das praias de João Francisco, Visgueiro, Barra do Furado, Farol de São Tomé e de Gruçaí, em Campos dos Goytacazes, até a foz do Rio Paraíba em São João da Barra. 
A finalidade do Presente de Grego era exatamente dizimar a nação Goytacaz que habitava desde as falésias de Marataízes ES até próximo a Macaé RJ, pois os portugueses não conseguiram eliminá-los com bacamartes, canhões e espadas ou corrompê-los como fizeram com os nativos de São Paulo e das Minas Gerais.

Vegetação duplicada em espelho d'água - Piripiri

Aqueles “índios” altos de cabelos negros até a cintura eram indomáveis, não tendo se submetido nem a cultura Tupi do Norte nem aos Guaranis vindos do Sul, muito menos aos brancos colonizadores. Eram exímios corredores, nadadores, extremamente fortes, de grande estatura e inigualável ferocidade.
Evitaram contatos com os franceses, com os emboabas e até mesmo com o cacique Cobra Colorida – Araribóia – que arrebanhava nativos de todas as tribos daquela região: do Espírito Santo a Niterói RJ para lutar pelos portugas contra os franceses.
Eles são descritos pelos Jesuítas como insociáveis praticantes de canibalismo devorando os inimigos capturados.   Um religioso do século XVII registrou que os Goytacazes apanhavam tubarões com as mãos nas praias, não para consumir o peixe mas, para usar os dentes na confecção de suas armas.
Como todo genocídio ocorrido nas Américas, este também é muito velado. Os relatos só são encontrados em teses e monografias com base em documentos existentes na Torre do Tombo em Portugal.
Talvez hoje só se veja algum rastro dos Goytacazes em alguns locais entre Quissamã, Dores de Macabu e Campos dos Goytacazes nos traços étnicos de velhos habitantes: lábios grossos, grande estatura, cabelos lisos, espessos e negros, narinas dilatadas e testas largas.
Passada a fase da conquista, tenha ela sido nefasta ou não, quase 400 anos se foram e hoje o que se tem em Quissamã é uma virtuosa restinga nos quase 40 km de costa do Atlântico permeada por lagoas, charques, flora e fauna exclusivas e um mar aberto e bravio que registra a peculiaridade daquela amada região.


Habitat dos Amigos Guilherme e Mery. Sede da Amizade

A restinga foi denominada ‘Jurubatiba’ (Muitas Árvores de Espinhos) em Tupi-guarani, foi preservada compulsoriamente pela inospitalidade natural e ultimamente pelas  insustentáveis Leis do IBAMA e outros órgãos trôpegos e míopes instituídos.
 
Lagoa da Garça e do André


Além dos meus amigos humanos da Praia de João Francisco, inúmeros outros, secos e molhados, subsistem ou jazem naquelas paragens.

Arraial do Cabo RJ

Morei lá oito anos. Ficou uma saudade que se eu pudesse medir, começaria em São João da Barra, passaria por Atafona, Gruçaí, Xexéu, Barra do Furado, Farol da Marinha, Vapor, Valão, Visgueiro, Maria Menina, Piripiri, LAGOA DA GARÇA, Coqueiros, Baleia até a Lagoa do Paulista e pararia pra descansar lá na Praia dos Cavaleiros em Macaé. Depois de uns chopps, ainda passaria em Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e ia pernoitar em Arraial do Cabo.

Mar aberto. Inóspito. Como era há 1000 anos.
















A saudade dói, mas pior seria não ter conhecido aqueles lugares e aquelas pessoas.

No comments: